Reserva do Arvoredo

A Reserva Biológica do Arvoredo está situada na costa catarinense, a 11 km ao Norte de Florianópolis. É formada pela Ilha da Galés, Calhau de São Pedro, Ilha Deserta e a Ilha do Arvoredo, que dá nome e delimita o Sul da Reserva. Além dos citados acima, encontram-se dentro da Reserva o Ilhote das Galés, uma pequena ilha a alguns metros a leste da Galés, os Ilhotes do Arvoredo a leste da ilha principal, a Pedra do Boi a oeste do Portinho Norte do Arvoredo, a Lage da Deserta, uma porção rochosa submersa que se estende ao Norte da Ilha Deserta, e a Pedra Nocceti, localizada 2 milhas a sudeste da Galés, em uma profundidade de 10 metros. Criada através do Decreto Federal nº 99.142/90, a Reserva contém um importante sítio arqueológico formado por sepultamentos característicos da ocupação humana há 4000 anos. O naufrágio do cargueiro Lili em 1958 na Ilha da Galés representa uma marca mais recente da presença humana.

Por ser o encontro das correntes Tropical e Subtropical, que banham todo o litoral brasileiro, é possível encontrar exemplares da fauna típicos de águas quentes e também animais característicos de regiões frias, como lobos-marinhos, pinguins e baleias-franca. A Ilha do Arvoredo é a maior de todas da Reserva, com 270 hectares cobertos de Mata Atlântica. Na face Sul, funciona um farol construído no século 19 e uma base do Ibama que controla a pesca e fiscaliza a ilha 24 horas por dia. O desembarque só é permitido com autorização do Ibama. Devido à sua distância da costa, as águas do Arvoredo encontram-se quase sempre translúcidas, com uma visibilidade extraordinária. Várias operadoras de mergulho da região realizam saídas frequentes para a Ilha, onde a caça submarina é proibida, mas é possível avistar e fotografar várias espécies de peixes, como xaréu, mero, garoupa, olho de boi, peixe-morcego, e muitos invertebrados, crustáceos e corais diversos.

Como o vento predominante é o Nordeste, a face Sul proporciona um bom ancoradouro com fundo de areia em torno dos 15 metros de profundidade.

Localização